Adeus aMSN! Olá Galaxium!

23jan09

Um dos principais motivos de queixa de novos usuários Linux é a falta de um cliente MSN “decente” e com funcionalidades no mínimo compatíveis com o IM da Microsoft.

Dizem que os melhores para isso são o Mercury e o aMSN, acontece que ambos são demasiadamente pesados e bugados. Existem outros tais como o Emesene, Pidgin, dentre outros, mas nenhum deles tem uma boa compatibilidade com as firulas/frescuras do Windows Live Messenger.

Pensando nisso foi criado um novo messenger que buscasse suprir essa demanda. O programa chama-se Galaxium!

O Galaxium é um cliente IM com suporte especial à rede MSN, mas a versão SVN (SubVersion) possui suporte à outras redes, tornando assim o Galaxium um Messenger Multiprotocolo. Desenvolvido em Mono e GTK2 o programa consegue ser rápido e com poucos bugs além de garantir o suporte às principais funcionalidades do WLM como os Winks, emoticons, tranferências e até mesmo aos estranhos caracteres colocados como “apelido”.

O que mais me chamou a atenção foi o fato do programa conseguir “puxar” uma imagem de exibição de contato inserida ainda no Windows! Simplesmente incrível!

Traz um painel de configuração objetivo de fácil manuseio. O único infortúnio neste programa é o idioma, ainda inglês, mas isso não chega a atrapalhar pois toda a interface, da tela de logon ao painel de controle, além de intuitiva e elegante é muito simples!

Resumindo, temos um excelente programa que cumpre muito bem seu papel, podendo substituir sem deixar saudades o já citado aMSN e tantos outros famosos clientes MSN para Linux.😀

Obrigado ao membro nisio 100 do Mandriva Brasil por ter descoberto esse excelente programa pra nós!

Enfim, divirta-se e bom bate papo!



49 Responses to “Adeus aMSN! Olá Galaxium!”

  1. 1 aluado

    ótimo!

  2. Quem bom que tenha gostado!

    Como o Aluado teve dificuldades para instalar no Ubuntu fica aqui os pacotes dos repositórios do Launchpad:

    deb http://ppa.launchpad.net/galaxium/ubuntu hardy main
    deb-src http://ppa.launchpad.net/galaxium/ubuntu hardy main

    Adicione-os no seu SourceList e mande instalar o pacote Galaxium. ;]

  3. 3 kernel_script

    Poxa que excelente notícia e dica d3k! Muito obrigado por compartilha-la conosco! Eu não gosto nem uso o MSN, mas para quem usa e gosta deste serviço e quer utiliza-lo no GNU/Linux parece ser a opção perfeita, finalmente! :] Vai para os meus favoritos para quando alguém perguntar eu poder indica-lo :]

    “O que mais me chamou a atenção foi o fato do programa conseguir “puxar” uma imagem de exibição de contato inserida ainda no Windows! Simplesmente incrível!”

    Esta função existe no Jabber também. Nada mais é do que as imagens guardadas nos servidores do serviço, junto a sua conta :]

  4. Obrigado kernel! Uso a rede MSN para conversar com alguns parentes e com o Aluado, infelizmente não tem como forçar todo mundo a usar software livre… infelizmente =/

    Mas é sim uma ótima opção, geralmente quando instalo Linux no pc de colegas o único motivo de queixa é a “feiura” do Pidgin, xD hehe, acho que por agora meus problemas acabaram… :]
    Se não me engano o Galaxium pode usar também os temas do Adium! : D

  5. 5 aluado

    Eu não me acostumo…
    Se o Pidginnõ fosse tão problemático, usaria só ele. Mas comoele ai de cinco em cinco minutos, eu uso o emesene.
    Acho o aMSN horrível!
    E achei esse Galaxium muito frescurento, com uma janela muito grande, não dá pra adicionar mais de uma imagem ao mesmo tempo a galeria de imagem de exibição, e ele não agrupa as janela de conversação em abas. Por esta e por outras continuo no emesene.
    Mas pra quem gosta das frescuras do WLM, esse é perfeito…
    Porém, como minharesolução éde 1024×768, gosto de janelas pequenas e compactas, como a do Pidgin….

  6. 6 kernel_script

    @d3k

    Pois é d3k, eu ja sou mais radical, ou usa um padrão aberto de comunicador ou fica sem falar comigo😛

    Acabei de perceber… o Galaxium! é MULTIPROTOCOLO!!!! O_O
    Poxa d3k, entatiza isso no artigo por favor, eu tava pensando que era só pra rede MSN, mas até eu vou poder usar! Vou testa-lo!

  7. 7 kernel_script

    O emoticom saiu errado, era pra ser: : P

  8. 8 kernel_script

    Corrigindo (Desculpa a “gastança” de espaço do seu WordPress d3k…): “…Poxa d3k, enfatiza isso no seu artigo por favor…”

  9. 9 kernel_script

    @d3k

    Detalhe importante que esqueci de falar (Desculpe): Suporte a outros protocolos que não o MSN estão em desenvolvimento, porém alguns já estão disponíveis na versão SVN :]

    Vide Homepage do projeto para mais informações.

  10. 10 Felipe José

    Eu gostei achei bem legal mesmo, mas eu queria mesmo no Linux o Yahoo! Messenger mas não tem que pena (T_T)

  11. @ kernel

    BUAHAHAHAHA lol Não sabes o quanto que rí agora!
    Não sabia que ele suportava outros protocolos, mas e aí? funfa legal?
    Vou editar no artigo :] Obrigado pela informação!

    @ Felipe tenho uma boa notícia pra você, existe um Yahoo! Messenger pra Linux porém acho que ele está desatualizado e além disso ele é muito feio hehe. Segue o link do SoftPedia onde podes baixar o programa:

    http://linux.softpedia.com/get/Communications/Chat/Yahoo-Messenger-2.shtml

  12. 12 kernel_script

    @d3k
    Hehehe

    Bom, funfa sim d3k! To usando a versão SVN e ta muito show, fiquei realmente impressionado, muito bom MESMO o aplicativo, bem robusto e completo, vi funções no Jabber que nunca tinha visto antes em outros cliente Jabber e olha que ta só no começo…Tudo graças a robustês do aplicativo. Até postei uma solução no Ubuntu Brainstorm – http://brainstorm.ubuntu.com/idea/17102

  13. Será? Default on Ubuntu?
    Vamos esperar pra ver no que dá. Salvei a página nos favs! ;] Boa sorte com a sugestão!

    Sabe, eu nunca parei pra fuçar esse Jabber, vou procurar sobre.

  14. 14 kernel_script

    @d3k

    Eu deletei a sugestão, postei errado, já consertei, postei como uma ideia, que acredito ser o procedimento mais apropriado. Desculpe pelo transtorno e muito obrigado pelo apoio!

    A ideia esta para ser aprovada pela moderação antes de ir para votação, se for aprovada, eu posto aqui o link.


    Gosto muito do Jabber, rápido, simples e direto ao ponto.

  15. Olá d3kFoX,

    Realmente este programa parece ser a solução para um dos principais problemas do linux para os novos utilizadores e não só.

    Tal como o aluado, o meu monitor tem apenas 12” e, por isso, requer que se utilize programas pequenos. E por causa disso tenho usado o mercury já à mais de dois anos. Porquê? Bem, porque faz tudo o que um MSN precisa, desde smiles, camara, histórico e faz muito mais coisas que não sei se este programa já tem, nomeadamente, alertas gerais e personalizados (por exemplo tocar algum som ou mostrar algo no ecrã quando determinado utilizador ou grupo de utilizadores faz algo), persnolização do visual (o mercury permite modificar quase todo visual através de tags html, nunca vi um programa com uma funcionalidade tão espectacular), permite bloquear grupos, nem o Live Messenger permite isto! e tem um histórico incrivel: guarda os vídeos, todos smiles de cada utilizador e todas as imagens de exibição dos utilizadores.

    O Mercury tem muitas mais funcionalidades que eu as uso regularmente, mas que nem me lembro agora. Só me lembro delas quando utilizo qualquer outro programa.

    O único senão do mercury é o facto de ser em java e utilizar 100MB de memória RAM, infelizmente utiliza mesmo um balúrdio de memória, mas as funcionalidades compensam de longe esse problema.

    Por isso, espero que o galaxy seja assim, ou então prometa ser assim. E nesse caso certamente utilizarei o galaxy ao invés do Mercury.

    Entretanto vou dar uma vista de olhos ao galaxy, muito obrigado pela partilha,
    Abraço.

  16. 16 Felipe José

    Pois é d3 isso eu sabia é por causa disso queria uma versão estilo a do windows a do Linux é muito muito velha e feia mesmo. T_T

  17. hehehe

    Concordo completamente nisso Felipe, mas já tentou rodar a versão Windows no Wine?

    @ Cláudio

    É também concordo que a tela de conversação seja grande, até pra mim com monitor de 17″, mas tente o seguinte, habilite a janela de conversação estilo simples em: Preferences -> Messages -> Message Display e habilite Texte no lugar de Adium. Deve diminuir um pouco o tamanho da tela. :]

    @ Aluado

    Para a reclamação do Aluado sobre não ter abas na janela de conversas. Vá em Preferences -> Interface -> Conversations -> Conversation Tabs, e marque Group Conversations Together in a Tabbed Window.

    8)

  18. 18 kernel_script

    @d3k

    Pronto! Foi aprovada e foi para votação! Aqui a ideia:

    http://brainstorm.ubuntu.com/idea/17611/

  19. Acredito que se breve ele der suporte a outros protocolos ele pode sim vir no Ubuntu como default. : D Vamos aguardar…

    Aqui, como o Galaxium é um programa sobre Mono e uso KDE ele dá uma leve travada vez por outra, mas nada que impessa de usar o programa.
    Irei compilar o SVN, estou viciado em SVN tenho que parar com isso, hehe.

    Comprei uma placa de som Creative Sound Blaster só funionou perfeitamente no Ubuntu Intrepid, então devolví, no Mandriva o som só saia no Audacious (estranho) e rouco.
    Alguma dica de placa de som pra mim comprar? :]

  20. 20 aluado

    Que ótimo!

  21. 21 kernel_script

    @d3k

    Então d3k, eu editei lá, falando que pode ser no futuro a implementação, por que pra implementar leva tempo, mas acredito que a galera vai votar down ou propor outra coisa, mas como eu tenho essa ideia e queria posta-la, então postei, mesmo que não vingue, pude me expressar e propor uma idea que acredito ser boa a long prazo para o Ubuntu. Caramba, eu esqueço que você não usa Ubuntu, e eu aqui com essa papo de Ubuntu Brainstorm BUAHAHAHA, desculpa.

    Sobre a placa, a Creative tem as melhores placas na minha opinião d3k… mas pesquise sobre a Edifier, parece ser muito boa.

  22. E o que que tem o Ubuntu Brainstorm?
    Quem estiver melhor fica! Caso eu teste o Ubuntu e eu ache que me agrada mais que o Mandriva eu mudo na hora! : D

    Pra falar a verdade eu até sinto falta do jeito Gnome/Ubuntu de ser, da relação dos users com a Canonical, do suporte, enfim… no Jaunty, quem sabe? : D

    Vou procurar sobre essa Edifier, obrigado, nunca tinha ouvido falar, mas o caso, kernel, é funcionar né…

  23. 23 kernel_script

    @d3k

    De nada :]

    Entendo, mas na minha opinião, funfar não basta, tem que ser um Hardware de qualidade, se não pode te deixar na mão ou não te satisfazer como você queria ou precise.

  24. 24 Felipe José

    É mesmo nunca pensei nisso até me esqueci do Wine (~.~)

  25. @ kernel

    Só encontrei Home Teather dessa Edifier… tem certeza que é essa marca mesmo? rs
    Irei pegar a Clone pra testar, se funfar fica!
    Tô achando que isso não é problema nas pĺacas de som e muito menos nas configurações e sim no chipset da placa mãe… novamente obrigado pela ajuda.

    Ah, já pode me “achar” no Jabber, o mesmo Gmail de sempre. : D

    @ Felipe

    Se funfar dá uma alô aqui Felipe, mas os Pidgin não tem suporte pra Yahoo! não?!

  26. 26 aluado

    Quem quiser me add no Jabber é garcia.arruda@gmail.com

  27. 27 aluado

    d3k, qual é teu e-mail do jabber, gtalk…?
    Pode entrar no msn ou no irc hj?
    Estou nos dois.

  28. 28 kernel_script

    @d3k

    Hiiiiii d3k, eu confundi :[
    A Edifier so faz caixas acústicas mesmo, e não placas de som, deculpe a informação errada, eu confudi, pois estou acostumado a ver e falar mais sobre as caixas acústicas da Creative do que placas de som da mesma.

  29. Fica sussa kernel, tranquilo! :] Ainda não tive “tempo” (lê-se preguiça) para pegar a Clone. Mas e aí tem alguma outra marca de placa de som boa?

    Aluado, meu querido, você não sabe o meu Gmail? :]

  30. 30 aluado

    Nçao, não sei
    E esse é o comment número 30.
    Quando teremos novos posts?

  31. 31 aluado

    d3k, se é d3kfox arroba gmail.com eu tenho.
    Mas aparece como não autorizado no pidgin….
    será que eu fiz certo?
    Fui em GTalk e pus minha conta e senha, daí tenho vc e mais dois só…
    Queria ter mais alguém…

  32. Pra quê meu caro… iria você conversar com mais de 3 pessoas ao mesmo tempo? Nos meus contatos do MSN tenho só 7 pessoas. Imagine então do Jabber…

    Depois eu entro pra gente testar melhor ele. ;] Hoje eu não vou poder mais.

  33. Gostei bastante!!! Me parece ser mais leve que o aMsn. O visual é muito bom, bem organizado, mais limpo.

    O que falta pra mim é:

    1 – Suporte a webcam e audio

    2- Ele exibir os nomes dos contatos no chat do mgroup

    Se só a segunda opção for implementada, já mudo de vez pra ele. Quem puder sugerir para os desenvolvedores, ficaria grato.

  34. @ kernel

    A resposta é Creative pra tudo quanto é lado : D

    @ Kamei

    Bom que gostou, mas como assim “exibir os nomes dos contatos no chat do mgroup”?
    Desculpe sou meio noob pra isso, explique melhor, daí tento entrar em contato com os desenvolvedores para sugerir essa implementação.

    Bem vindo! :]

  35. Acho que errei o nome, mas vc entende tudo vendo isso: http://groups.im/

    Você cria um “chat”. Depois disso, basta cada um add esse “contato” e toda msg digitada nesse chat é recebida automaticamente para todos os contatos que estão online, mesmo que você tenha fechado a janela de chat.

    Muito útil e com um painel administrativo muito bom, mas que até agora só funciona no msn mesmo.

    O problema é que o aMsn é o único que mostra o nome de quem ta mandando a msg dentro desse chat. Então nos outros vc tem que “adivinhar” quem escreveu ou pergunta quem foi e etc.

  36. Kamei, procurando por “groups” na lista de questões achei isso:

    http://code.google.com/p/galaxium/issues/detail?id=195&q=group&colspec=ID%20Type%20Status%20Priority%20Milestone%20Owner%20Component%20Summary%20Stars

    Alguém já relatou essa falha do programa e o seu desenvolvimento foi aceito, mas como Low ou seja pode demorar um pouquinho, tente compilar o SVN, este problema pode já ter sido resolvido antes.

    Como não uso esse tipo de funcionalidade no Galaxium não posso te ajudar muito cara, mas espero que a informação acima lhe seja útil. :]

  37. Vlw cara! Vou tentar pegar o do svn e testar.

  38. 39 aluado

    d3k, está tudo bem com você?

  39. Estou tendo um problema ao compilar o do svn. Ele diz que não tenho o mono instalado e compatível. Alguém tem o repositório do mono para que eu possa atualizar o meu?

    Para ubuntu 8.04

  40. 41 kernel_script

    @Kamei Hyoga

    O repositório contém a versão SVN também. (Só não sei se atualiza; ou se é a última revisão disponível).

    Por que você não utiliza o repositório ao invez de compilar? Eu penso ser bem mais prático e rápido, a não ser que você goste de compilar, e ou ter certeza de ter a última versão SVN disponível, ai tranquilo :]

    http://code.google.com/p/galaxium/wiki/Repositories

  41. @ Aluado

    Diga meu querido, está tudo bem sim, não do jeito que eu esperava, mas está tudo bem sim. Obrigado pela preocupação! :]

    @ Kamei

    Isso deve estar acontecendo pois a versão do Gnome no Hardy é mais antiga um pouco que a versão do Intrepid, e o Mono é, digamos, parte do Gnome. tente fazer aquilo que o kernel disse, dará certo!
    Ah, Kamei, valeu pela companhia e muito bem-vindo ao nosso humilde blog :]

  42. 43 aluado

    d3k, dá pra entrar no msn?

  43. Opa, vlw pelas dicas. Eu tinha a versão do svn nos repositório, mas o mono não instalava (dava erro 404), então usei o santo google e achei a versão exata que ele pede:

    https://launchpad.net/ubuntu/hardy/i386/libmono-i18n2.0-cil/1.2.6+dfsg-6ubuntu3

    Estou com a versão instalada e tem suporte a webcam, mas não testei muito.

    Vou testar ele bastante e, se o d3 me permitir, vou postar aqui nos comentários os “meus” prós e contras entre ele e o amsn

    Vlw pela ajuda!

  44. Fique a vontade Kamei.

  45. Caramba… quanto comentário… fiquei com preguiça e nem li todos.

    Para mim o pidgin é mais do que suficiente (fora uns problemas que tenho por causa do jabber/gTalk com mesmo usuário), mas acho que vou usar essa sua dica para minha esposa. Ela sim gosta de todas essas frescuras de msn, tanto que em casa temos o pidgin para mim e o emesene para ela.

    Vamos ver se ela gosta.

    E isso mesmo, vamos continuar a compartilhar conhecimento.

  46. Antes que tirem sarro de mim… eu mesmo faço isso… gostaria de saber por que o endereço do meu blog ficou errado no post anterior se eu nem digitei ele… até o navegador tá me sacanenando?

  47. Diga tio Felix! :]
    Instale e depois volte aqui pra dizer o que achou.

    Do segundo comentário eu não entendi nada, kkkkkkkk, massssss no seu primeiro comentário você colocou lá “ffelis” no lugar de “ffelix”, foi isso. hehe : D

  48. 49 aluado

    d3kfox, vc está vivo?


Deixe uma resposta

