Reforma na ortografia! =/

08jan09

Já a algum tempo foi anunciado que o Governo tinha aceito mudanças em nossa ortografia, para falar a verdade esse Acordo foi assinado desde Dezembro de 1990. Desde 1º de Janeiro essas mudanças já estão valendo.

Dei uma rápida olhada nas mudanças, são coisas simples que na maioria das vezes não usamos como é o caso do trema e do hífen. A Editora Melhoramentos liberou um pequeno guia com as novas regras, podes baixar aqui.

Quando foi anunciado que teríamos novas regras esperava que tivessemos mudanças na grafia de X com som de Z entre várias outras esquisitices de nossa língua… mas as mudanças foram poucas e não incluíram o que eu esperava.

Já há uma nova versão do Corretor Ortográfico para o OpenOffice chamado Vero e também para o Firefox.

Para instalar o complemento no OOo é muito fácil, faça o download do Vero aqui, abra o “Gerenciador de Extenção” no menu “Ferramentas” do OOo clique em “Adicionar” ->  selecione o arquivo, aceite o termo, e pronto já tens o Vero instalado.

Houve muito falatório sobre os programas de código fechado ainda não terem se pronuniciarem sobre o assunto, fãnatismo alheio à parte, tais empresas/softwares provavelmente lançarão um corretor ortográfico, é só aguardar, mas se não deseja esperar fique a vontade e faça o download do OpenOffice para sua plataforma.

O prazo para se adaptar a essas novas regras é de 4 anos, mas estudantes e pessoas ligadas à editoração são incentivadas a adotar essas novas regras desde já, e claro profissionais dedicados também.

Enfim… quem esquecia de por acentos agora pode dormir tranquilo! hehe :]



9 Responses to “Reforma na ortografia! =/”

  1. 1 aluado

    E como fica meu blog??? (ACENTO CIRCUNFLEXO)

  2. Vou lá eu saber! hehe
    Pelo que lí o circunflexo deve continuar ‘como antes’. rs

  3. 3 aluado

    Ufa!
    Já viu meu deskmod?

  4. Acho que o “custo beneficio” deste acordo não é favorável para o Brasil. Somos o maior país falante de língua portuguesa e somos nós que temos de nos adaptarmos? Portugal teve sua correção ortográfica, e fez disso sem consultar os demais falantes do idioma. Sou contra esta reforma e a favor da identidade do povo brasileiro. Abraço!

  5. Sim, mas o propósito desse acordo era que todos os países tivessem essa mudança, o que não ocorreu totalmente só por causa de Portugal.

    Mesmo com mudanças os sotaques continuariam, e o sotaque português é muito forte, sendo somente uma mudança na ortografia não tem/teria muito efeito mesmo não.

    Mas isso ajudaria muito em times de tradução de softwares por exemplo.

    Mas fazer o quê, né? Agora a gente que se vire. hehe. Abraços Felipe! :]

  6. 6 Felipe José

    É quem ignora o software livre se danou nós saímos na frente enquanto eles esperam a boa vontade da microsoft para fazer uma pequena atualização que segundo ela não tem previsão de quando ira lançar nós já estamos digitando textos corretamente faz tempo hehehehehehe…
    http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=7208

  7. 7 aluado

    Eu odeio esse novo português.
    Me faz me sentir velho.

  8. Com certeza Felipe José (tenho que chamar pelo sobrenome agora, já são 3 Felipes participativos no Blog, hehehe), mas a MS irá lançar um corretor também só não se sabe quando será isso…

    Por enquanto ninguém bate o desenvolvimento do software livre.

  9. 9 Felipe José

    É por esses motivos que uso e recomendo o software livre pelo seu desenvolvimento rápido e com qualidade, o pior é que essa pequena atualização pode levar messes para ser lançada deixando os usuários na pior.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: