Tempo de boot Fedora 10! Incrível!

23dez08

O Fedora 10 já saiu a algum tempo, não tinha me pronunciado sobre ele ainda, em grande parte por não ter baixado o Live Cd. Pois bem, baixei a Iso esse final de semana e botei o Cd pra rodar. Uma tela de boot bem feinha apareceu, somente uma barra e o nome Fedora 10 é exibido (o Plymouth, falarei dele depois, vem desativado por padrão), mas o que chama a atenção no boot é a sua soberba velocidade.

Cronometrei o tempo de boot do Fedora 10 por Live CD e do Mandriva 2009 instalado no HD.

O resultado? Só pra vocês sentirem o drama o Fedora mesmo por Live conseguiu fazer o boot em cerca de 1 minuto e 3 segundos, o Mandriva que possui um boot velocíssimo atingiu 49 segundos (tempo medido somente do boot do sistema, não foi incluído o carrengamento do KDE).

Fiquei simplesmente besta depois de completar o teste! Procurei mais sobre o assunto e é mesmo verdade, em algumas máquinas o Fedora 10 carrega totalmente, com Gnome e tudo, em apenas 33 segundos. Muitos também dizem que o sistema em sí ficou bem mais rápido, o que só aumentou meu interesse em instalar(coisa que venho ensaiando pra fazer). Parece que a comunidade do Fedora conseguiu mesmo fazer mais um excelente trabalho.

Estou gostando dessa “briga” das distros pra ver quem consegue ter o menor tempo de boot! =]



16 Responses to “Tempo de boot Fedora 10! Incrível!”

  1. 1 kernel_script

    Na minha época de Arch Linux, ele fazia cerca de 10s, com ou sem Openbox/GNOME/KDE :]

    Já meu atual Ubuntu da conta em cerca de 30s :] Sendo que a versão anterior levava cerca de 50s aqui :]

    Muito bom saber que a distros mais populares estão evoluindo muito, e rápido :]

  2. Horreur!
    10s kernel… mas você também deve ter um avião aí pra rodar a toda essa velocidade…

    Pois é! O Fedora tem se mostrado cada vez melhor, desejo me portar para ela até o fim do ano. E lembrando, esse 1 minuto e pouco foram pelo Live Cd… =]

  3. 3 aluado

    Eu não ligo taaaanto pro boot, eu espero até 1 minuto de boa… Prefiro a estabilidade e a velocidade.
    Quanto o Debian faz?
    E um Gentoo bem compiladinho e enxuto?

  4. Não faço a mínima idéia de quanto tempo essas distros levam para dar boot! =] Mas deve ser em pouquíssimo tempo!

    Não ligo tanto assim para estabilidade, se um programa é lançado em um dia qualquer, no máximo no outro dia quero ele já instalado aqui.😀 O que le leva a querer instalar Fedora aqui.
    Já velocidade, nunca é demais… como não gosto de testar “distrinhos”, me viro com as grandes mesmo que sejam mais pesadas.

    O tempo de boot não é assim, digamos, de suma importância mas quanto menor, melhor.

  5. 5 kernel_script

    @d3k
    Pior que não d3k, meu PC é velho, mérito do Arch Linux mesmo, até por que, tinha uma galera do fórum Arch Linux brasil nas mesmas condições de velocidade de Boot, mesmo instalando um Boot gráfico não alterava em nada o tempo, realmente impressionante.

    Se bem que do jeito que o Ubuntu ta evoluindo acredito que o tempo de Boot já estará 100% extindo daqui a algumas anos, ou no máximo décadas, Touch Screen pra todo lado, Compiz-Fusions voando pela sala… BAUHAHAHAHAHAHAHA
    Não custa sonhar :]

    @aluado
    Fui usuário do Debian, aqui dava Boot em cerca de 15 a 20s

  6. 6 kernel_script

    *Correção: “…alguns anos.”

  7. Se tivesse uma net potente testaria o Arch… Ele é bem complicado de configurar né, lí dizer que é até pior nesse ponto que o Slackware.
    O bom e o ruim é isso, aprenderia muito e ruim pois como o pc é compartilhado aqui em casa (embora eu passe nele quase o dia todo) caso houvesse algum problema eu demoraria a resolver. =/
    Como ele possui sempre os últimos pacotes possíveis, ia curti pacas ele =]

    Taí, de tanto prosear me decidi e vou baixar esse Arch pra testar. (esse d3kFoX é doido, de uma hora pra outra ele vira tudo hehe)

    Extinguir não, mas uma redução drástica no tempo de boot, acredito que sim.
    Só precisamos preparar o bolso pra ter todas essas novas firulas xD

  8. 8 kernel_script

    Então d3k, minha net também é lerda, esse motivo, aliado ao fato de ter que configurar o Arch tudo novamente do zero a cada instalação, me fez abandonar a distro. Mas é uma grande distro sem dúvida, vale muito a pena a experiência, você realmente aprende bastante GNU/Linux utilizando ela.

    Eu acredito no Boot extinto em breve, até por que isso já é quase possível (Com certos tipos de Netbooks), e com novos processadores e novos sistema de alocamento de cache para os mesmos, com a evolução das memórias tradicionais e da Flash Memory, acredito que seja bem possível sim.

  9. 9 aluado

    Arch, Slack e Gentoo são difíceis, não?

  10. Pronto tomei coragem e baixei o Arch, tinha muitas opções para download, baixei uma tal de Core, amanhã vou gravar, estou sem mídia agora!

    Depois me pronuncio… hehe
    Mas preferia ficar pelas RPM’s por agora.😀

    E aí como passaram de ontem? =]

  11. Tenho Gentoo com XFCE, e o boot é de 9 segundos, com texasflood, e este tempo é para o carregamento do ambiente gráfico além do compiz fusion e awn que iniciam junto com o sistema. No Debian Lenny, o boot fica com 14 segundos, uso GNOME e compiz também, e para acelerar também uso TexasFlood.

    Além de usar distros super estáveis, busco sempre inicializar somente as aplicações necessárias para o funcionamento do sistema, além de um kernel compilado (omnislash), e alterando as prioridades dos processos, visto que tenho uma maquina relativamente boa. Segundo o bootchart, a detecção das mídias me consome 4 segundos, está pra chegar meu eeePC, onde o armazenamento é por memória flash, pretendo com Gentoo baixar o tempo para em média 6 segundos. O farei e postarei um vídeo relatando a experiência e explicando como cheguei a isso.

    E ainda irei testar o Fedora!😉

  12. Pô, cara, 9s é nada comparado ao tempo de boot do meu Mandriva. Só que como disses você tem uma máquina “relativamente” boa, e eu tenho uma carroça com tela.
    Já baixei Fedora 9 Gnome, 10 KDE, mas não rola pelo fato da pouca quantidade de memória, agora estou como sabes baixando com XFCE, espero que consiga instalar dessa vez. =]

    Rodei o Arch… tudo modo texto… não me chamou a atenção… se pelo menos viesse já com algum ambiente gráfico eu iria me animar mais. Por agora deixa ele na coleção. (rs)
    Hoje não estou psicológicamente preparado para abandonar o barco. xD

    Ah, faz o vídeo mesmo, eu quero ver…

  13. 13 aluado

    @off
    d3k entra o msn

  14. rsrsrs õ_O
    hehehehe pera…

  15. Olá d3kFoX,

    O meu Intrepid Ibex demorava 35 segundos na semana passada. Entretanto, fiz algumas optimizações e tenho-o a arrancar em 24 segundos.🙂

    De salientar que estes 24 segundos já incluem a execução do kernel do VirtualBox que ainda deve demorar uns segundinhos🙂

    Por isso, não acho que o Fedora seja assim tão rápido, visto até que o meu computador não é nada de especial…

    Abraço,
    Cláudio Novais.

    PS: Sinto uma falta enorme da opção de receber um email caso haja resposta nos comentários. Tente instalar isso no seu blog.

  16. Desculpe pela demora em responder…

    Isso mesmo que citei no post Cláudio que essa “briga” das distros está muito boa. Só não existem ainda comparações mais tecnicas sobre isso, mas hoje as distros já tem um tempo de boot excelente e quase igual entre sí.😀

    Sobre o alerta de email’s, não sei se isso é possível no WordPress.com, vou procurar sobre e te aviso. Obrigado pelo interesse em melhoras pro Blog. =]


Deixe uma resposta

