openSUSE eleita *A distro do ano*

19dez08

A distribuição patrocinada pela Novell, o openSuSE recebeu uma premiação, por assim dizer. openSuSE e a Foresight foram eleitas as melhores distribuições de 2008 pela Ars Tecnica.

Segundo a realizadora da premiação, as duas distros tem uma importância muito grande no ambiente Linux, favorecendo o crescimento do mesmo, e que também obtiveram um crescimento excelente no ano de 2008. Cita ainda um dos pontos em que concordo absolutamente, quando se refere ao ótimo trabalho que a dsitribuição openSuSE faz no seu KDE e no Gnome, que é com certeza digna de nota.

Me parece que o openSuSE virou a nova queridinha dos holofotes da imprensa quando se trata de melhor distribuição Linux, pois também recebeu tal mérito de muitas outras organizações, é só procurar por “openSUSE distro of the year” em qualquer site de busca e verás do que estou falando. Muito já se foi discutido pela designação “Melhor Distro“, alguns combatem fervorosamente que isso não existe, mas essa expressão serve no momento para designar a distribuição que melhor se saiu no ano ou que tem mais a oferecer aos usuários.

Outro texto que não lembro onde lí, mencionavam o Mandriva 2009 como sendo um bom lançamento mas que teve uma lista Errata muito grande, também foi citado o Ubuntu por estar ficando mais lento a cada versão. Mas antes que alguém venha chingando o coitado do d3k, isso não foi/é invenção minha, é apenas o que está rolando por aí. o.O

Agora voltemos ao assunto principal, openSuSE, ontem a noite fiz o download da versão 11.1, rodei por Cd, me parece ter ficado muito boa, uma coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de programas do KDE 3 no KDE 4.1, dentre eles posso citar: Kaffeine, K3B e vários outros. O Live-Cd é rápido como o da versão anterior, a julgar pela velocidade em que rodou pelo Cd a distro parece ter ficado mais enxuta. Não tenho certeza se instalarei-a no HD, o Mdv está me atendendo bem, mas atende tão bem que me acomodo e penso em mudar, uma total contradição eu sei, mas é o que acontece, caso o Mdv me desaponte, openSuSE nele.😀

Comfirmando o que já lí muitas vezes antes o openSuSE é mesmo uma distribuição acima da média! =]



2 Responses to “openSUSE eleita *A distro do ano*”

  1. 1 aluado

    D3kFoX se %$#@&*! @$!%&…. brincadeira….
    Eu gosto do Ubuntu, pra mim é a minha distro do ano….. já o OpenSS fica em 2°, o MDV em 3º.

  2. Bom saber que nas suas preferidas tem RPM’s!


Deixe uma resposta

