Mandriva e Linux!

16out08
Esse é o Mandriva 2009! Lindo, né. Click para ver maior.

Esse é o Mandriva 2009! Lindo, né. Click para ver maior.

Não poderia começar este blog sem falar do estupendo sistema que uso o Mandriva Linux 2009. Acho que a maioria dos leitores já sabem que não uso o “maravilhoso” sistema operacional da Microsoft, o Windows. Dispensando todo e qualquer programa pago sigo minha vida feliz e sem a famosa pirataria!

Mas, vamos ao assunto, comecei nessa história em março desse ano com o Ubuntu (esse é outro Linux, essas versões de Linux são chamadas distribuições, ou só distros) e continuo até hoje, só que agora não uso mais o Ubuntu,e sim um sistema produzido pela francesa Mandriva.

– Mas, d3k esse Linux presta mesmo? – Se não fosse bom eu não estaria com ele por 7 meses, ainda por cima sem som! (minha placa de som não é suportada e estou sem $$)

Vou lhe fazer uma pergunta: Precísas mesmo de um sistema pirateado só pra navegar na internet e baixar música?

A maioria das coisas que se faz no Windows, também podem ser feitas no Linux. Existem vários programas compatíveis aos do Windows e a grande, enorme maioria é gratuita, ou seja você não precisará ficar procurando keys pra ativar um programa.

Um dos pontos fracos do Linux fica na questão de jogos, que são poucos (comparado ao Windows) e a maioria precisa de uma boa placa de vídeo, neste ponto não há solução. Mas me dou super bem com o emulador do Nintendo.

Você pode fazer o download do Mandriva e do Big Linux que são distros bem fáceis ao usuário iniciante no Linux. Não vai demorar se se você tiver uma boa conexão à internet, só umas 5 horas ( acordei otimista hoje, viu ) Deixo-vos os links:

Mandriva 2009:

ftp://mandriva.c3sl.ufpr.br/MandrivaLinux/official/iso/2009.0/mandriva-linux-one-2009-KDE4-int-cdrom-i586.iso

Big linux:

ftp://ftp.las.ic.unicamp.br/pub/biglinux/BIGLINUX4.1.iso

Há, já ia esquecendo, sejam bem vindos ao meu blog, fiquem a vontade pra fuçar, e se acostumem a ver erros de português! hehehehe



5 Responses to “Mandriva e Linux!”

  1. 1 Laércio

    Olá D3kfox ( ou Waldek) Gostei bastante de seu blog, eu instalei o Mandriva 2009 mas ele não consegue conectar-se a internet “discada” ele encontra meu modem mas na hora de discar diz que tenho q configurar novamente, mas eu ja testei de tudo.
    abraço depois eu pego o open suse com vc.

  2. Obrigado Laércio. Esse seu modem, num sei não viu. Não desista do Mdv ainda tente o fórum: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/ com certeza eles vão conseguir te ajudar, pelo menos o modem foi detectado, já é alguma coisa. Teremos novidades no blog, fique ligado.

  3. 3 Antonio

    Olá, me ajudem por favor, eu uso Insigne 5.0 e terra discado. Uso o ppp para me conectar a internet. Quero instalar o Mandriva 2008 mas não sei como conectar, pois no meu sistema o discador ppp já esta no Desktop. Eu não sei se tenho que usar o terminal ou se é meu modem( motorola sm56) que não funciona. Podem me ajudar, não sei se um driver resolve ou tenho que trocar o modem(tenho um contac). Obrigado!!

  4. 4 d3kFoX

    Antonio desculpa pela demora em te responder!
    Olha eu não sou bom nessas coisas de modem pois nunca tive um problema desse tipo. Te recomendo ir ao http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/ e procurar ajuda com os amigos lá.
    Sinto não poder te ajudar dessa vez!😦

    Grato pela compreensão!

  5. 5 Antonio

    Eu é que agradeço pela atenção, as coisa por lá são um pouco confusas mas valeu pelo toque. Acho que por isso mta gente desiste do Linux, por causa dessas incompatibilidades mas eu vou continuar insistindo. Valeu mesmo, um bom dia.


Deixe uma resposta

